Vocação para cuidar de vidas, não importa a idade

O Moinhos foi um dos primeiros hospitais do Rio Grande do Sul a contar com um serviço de maternidade. Este pioneirismo, aliado ao forte compromisso com as melhores práticas em saúde, levou a Instituição a antecipar tendências e a manter-se sempre em dia com as evoluções tecnológicas e humanas da área, consolidando-se como uma referência no cuidado a mães e bebês.

1927

No dia 2 de outubro de 1927 é inaugurado em Porto Alegre o Deutsches Krankenhaus, conhecido como “Hospital Alemão” – primeiro nome do Hospital Moinhos de Vento. Numa época em que a maioria dos partos ainda era feita em casa por parteiras, a instituição inova ao estrear já com o serviço de maternidade. Em seu primeiro ano de funcionamento, acontecem51 partos e 52 nascimentos.

O primeiro bebê vem ao mundo apenas sete dias depois da inauguração: Eleonore Albrecht Weber nasceu pelas mãos das diaconisas (as schwesters), religiosas alemãs que trouxeram de sua terra natal práticas pouco comuns às casas de saúde brasileiras, como rígidos padrões de assepsia, elaboração cuidadosa de refeições, confecção manual de enxovais e estabelecimento de horários de visita.