Enfermagem

          Na Maternidade Helda Gerdau, buscamos o equilíbrio entre o conhecimento técnico, cumprindo as diretrizes de segurança e melhores práticas assistenciais, e o acolhimento tão necessário para estabelecer de forma precoce o vínculo mãe e bebê.

         A enfermagem assiste, acolhe, educa e acompanha o aprendizado dos pais, certificando as condições necessárias para continuidade dos cuidados no domicílio, acompanhando e disponibilizando a equipe para dúvidas, mesmo após a alta hospitalar.

         Caso seja necessária internação na neonatologia, o recém-nascido e sua família têm a disposição uma equipe de enfermagem acolhedora e capacitada, que participa ativamente dos processos clínico assistenciais, interligando ações altamente especializadas com as novas tecnologias disponíveis para cuidados aos prematuros.

         A equipe assistencial exerce um papel fundamental na orientação aos pais na chegada, na identificação das necessidades de aprendizado durante a internação e preparo para alta hospitalar. Para apoiar os pais e o bebê, disponibiliza oficinas de vivências e um programa de preparo para alta, onde os envolvidos recebem da equipe um certificado de conclusão do programa.

Nutrição

Nutrição Clínica

          O serviço de Nutrição Clínica do Hospital Moinhos de Vento fornece um atendimento especializado às puérperas, visando uma Nutrição adequada às necessidades nutricionais neste período tão distinto e importante na vida. Aplica-se as pacientes internadas um protocolo  para verificar se existe algum risco nutricional,  com o objetivo de  avaliar as necessidades individuais de cada paciente. Desta forma, é possível aplicar uma conduta dietoterápica adequada e específica, bem como, possibilitar um acompanhamento mais efetivo.

          Também oferece Orientação Nutricional para uma alimentação equilibrada,  esclarecendo dúvidas e mitos referentes à amamentação, alimentação e hidratação.

 

Centro de Preparação de Alimentos Especiais

          O Hospital Moinhos de Vento conta com uma Central de Produção de Alimentos Especiais (CPAE), onde são preparadas fórmulas lácteas para os recém-nascidos internados na Maternidade ou na UTI Neonatal. O CPAE é responsável pelo armazenamento e fornecimento de leite materno ou de formulações especiais para bebês impossibilitados de mamar no seio ou que necessitam de alimentação complementar.

          Para as mães que precisam fazer a retirada do leite, é utilizada uma bomba extratora cujo sistema automatizado se aproxima à sucção do bebê. Importado da Suíça, o equipamento é uma comodidade a mais para as mães internadas, que podem extrair o leite no conforto do apartamento, sempre com a orientação da equipe assistencial da Maternidade.

Fisioterapia

         O atendimento da Fisioterapia é realizado conforme prescrição médica e acontece de forma integrada com as equipes médica, de enfermagem, nutrição e psicologia.

 

Para o Bebê da Neonatalologia

         O atendimento prestado ao bebê internado no CTI Neonatal pode ser por meio de técnicas manuais em diferentes posições favorecendo o desenvolvimento motor e/ou melhoria da condição respiratória. Na Fisioterapia Motora busca-se reduzir as complicações decorrentes da prematuridade e internação prolongada em UTI neonatal e promover o desenvolvimento neuropsicomotor dos bebês. Por meio da intervenção motora precoce, objetivamos a “organização” do bebê no berço ou na incubadora, posicionando e modulando tônus muscular conforme necessidade de cada recém nascido.

          Na Fisioterapia Respiratória busca-se garantir a higiene brônquica dos bebês bem como a expansão de seus pulmões. Para isto, utilizam-se diferentes posicionamentos, técnicas manuais muito leves no tórax dos bebês e aspiração das secreções broncopulmonares.

Serviço de Fonoaudiologia em Neonatologia

         A atuação do profissional de fonoaudiologia na Unidade de Neonatologia visa à promoção do bem estar do recém nascido e seus familiares, incentivando o aleitamento materno, interação entre mãe e RN, realizando assistência a alimentação e a realização de triagem auditiva dos neonatos.Juntamente com a equipe assistencial multidisciplinar o fonoaudiólogo busca promover o processo de alimentação seguro e eficiente. Muitos recém nascidos têm dificuldade para se alimentar por via oral, principalmente os pré-termos. A estes bebês buscamos oferecer uma assistência que vise promover uma situação de alimentação adequada, quanto à nutrição, ganho de peso, vinculo mãe/recém nascido, sem riscos ou stress excessivo.

          No CTI Neonatal o Hospital Moinhos de Vento também oferece a Triagem Auditiva Neonatal através do exame de Emissão Otoacústica, procedimento rápido, não invasivo e realizado preferencialmente sob sono fisiológico do recém nascido.

Pastoral

          O serviço de Clínica Pastoral do Hospital Moinhos de Vento está integrado no método de assistência do Hospital denominado de Assistência Integral.

         O objetivo específico deste serviço é oferecer uma assistência pastoral, ecumênica e personalizada junta à pessoa internada, seus familiares e colaboradores/as.

         Nesse sentido, a equipe de Clínica Pastoral da AHMV visa a prática do acolhimento incondicional, tendo em vista a espiritualidade de cada pessoa, o consolo pastoral diante do complexo processo de internação, bem como procura ir ao encontro de solicitações religiosas, ritos litúrgicos e atos sacramentais.