UTI Neonatal

A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Moinhos de Vento é referência no Rio Grande do Sul no atendimento a recém-nascidos em condições delicadas de saúde, incluindo prematuros e bebês com baixo peso. Localizada no 8º andar do Centro Clínico Tiradentes, ao lado do Centro Obstétrico, a UTI Neonatal foi reinaugurada em 2011 com o que há de melhor em recursos humanos e tecnológicos.

A Unidade dispõe de 27 leitos distribuídos em nove salas, todas com capacidade para casos de alto risco – incluindo três de isolamento com reguladores de pressão interna, ajustáveis conforme a condição clínica de cada pequeno paciente. Todos os ambientes são equipados com climatizadores de ar com filtragem individual, o que reduz os riscos de contaminação pelo ar.

A equipe multidisciplinar que atua na UTI Neonatal do Moinhos é formada por médicos pediatras e neonatologistas e por profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia e psicologia, todos especializados e capacitados para agir em situações difíceis. Guiada pelos princípios da Assistência Integral®, essa equipe também tem o compromisso de manter uma atmosfera acolhedora e de bem-estar para toda a família.

Familiares mais próximos

A UTI Neonatal do Moinhos conta com inovações tecnológicas e estruturais que auxiliam no tratamento de recém-nascidos que exigem cuidados intensivos. Uma delas é o corredor envidraçado que atravessa grande parte da extensão das salas da Unidade e pelo qual a família pode acompanhar a evolução do bebê ao longo da internação, favorecendo a aproximação e a formação de vínculos familiares.

Iluminação aconchegante

O Céu de Estrelas é uma tecnologia de fibra ótica que simula as condições de luz e temperatura diurnas e noturnas. Instalada no ambiente destinado aos pacientes prestes a ter alta, a iluminação temporizada e climatizada auxilia na adaptação do bebê com a passagem diária do tempo, além de oferecer um ambiente tranquilizador para a família, em especial às mães.

Acolhimento e apoio aos pais

Na UTI Neonatal, profissionais de psicologia são importantes no suporte a pais e mães durante a internação do bebê. Além de atendimento direcionado e individual sempre que necessário, os psicólogos conduzem, em conjunto com a equipe assistencial, as reuniões semanais de intercâmbio de experiências entre os familiares. Já a Pastoral do Hospital Moinhos de Vento oferece apoio espiritual a pacientes e familiares, seja qual for sua crença ou religião.

Orientação e segurança na alta

É comum que os pais sintam-se um pouco inseguros quando seu bebê recebe alta de uma UTI. Afinal, ele permaneceu o tempo todo sob cuidados especializados. Neste momento, a equipe assistencial se preocupa em transmitir todas as orientações necessárias para que a família possa manter o mesmo nível de atenção ao filho em casa. Um dos pontos mais enfatizados é o aleitamento, área em que o Moinhos tem excelentes resultados: a maioria dos bebês saem da UTI Neonatal mamando no peito.