É importante que você conheça um pouco da estrutura que oferecemos e das rotinas do nosso Centro Obstétrico, UTI-Neonatal e Maternidade, a fim de analisar, previamente, se correspondem ao que você espera, planeja e deseja para o nascimento do seu bebê.

Estamos engajados no propósito de prestar um atendimento cada vez mais humanizado às mães e aos bebês. Humanizar significa respeitar e individualizar a atenção, fazendo de tudo para que o momento seja único e particular, resultando na melhor experiência possível. Além de respeitar os seus direitos e desejos e as indicações e condutas determinadas pelo seu médico obstetra, priorizamos, acima de tudo, a sua segurança e a de seu bebê.

Estimulamos a utilização de um Cartão da Gestante (carteira de pré-natal), contendo todas as informações sobre sua gestação e saúde, medida essa recomendada pela Agência Nacional de Saúde. Também recomendamos a elaboração de um Plano de Parto, o preenchimento prévio do Termo de Consentimento Informado para parto ou cesariana e a solicitação da Internação Hospitalar, uma autorização prévia do plano de saúde para a realização do procedimento. Converse com o seu obstetra sobre essas questões de extrema importância.

As Nossas Rotinas

Não existe rotina preestabelecida de realização de Enema (lavagem intestinal) ou Tricotomia (raspagem de pelos pubianos) nas pacientes em trabalho de parto, a não ser que a gestante ou o seu médico obstetra solicite tais procedimentos. A oferta de líquidos durante o trabalho de parto poderá ser feita mediante a orientação de seu médico obstetra.

Ao longo do trabalho de parto, ofertamos métodos não farmacológicos (de ambulação, diferentes posicionamentos, bola de pilates, massagens, calor local, duchas, entre outros) e farmacológicos (medicações orais, endovenosas e analgesia raquidiana-peridural) para alívio da dor – sempre mediante orientação do médico obstetra e da equipe assistencial. Tudo isso visando ao melhor cuidado e conforto durante o trabalho de parto.

É permitida por lei a presença de um acompanhante à sua escolha durante o pré-parto, parto e pós-parto. É importante que esse acompanhante esteja junto com você para dar apoio, conforto e segurança.

Procedimentos

A presença de médico anestesiologista é necessária para as cesarianas (de urgência ou programadas), para as analgesias de trabalho de parto e para todas as situações em que haja alguma suspeita de descompensação clínica ou risco de necessitar procedimento cirúrgico de emergência.

Em geral, cada obstetra trabalha com uma equipe preestabelecida, formada pelo obstetra auxiliar, pediatra e anestesista, que atuam conjuntamente no momento do parto ou da cesariana. Para as situações de emergência, nas quais não há tempo viável para o deslocamento do médico anestesista da equipe, o nosso hospital conta com a presença de um serviço de plantão anestésico 24 horas.

As questões que se referem a procedimentos como amniotomia (ruptura da bolsa), uso de ocitocina, avaliações periódicas da dilatação cervical pelo exame de toque vaginal, uso do partograma, controle da duração do trabalho de parto, posicionamentos da gestante ao longo do trabalho de parto, entre outras, serão conduzidas junto com a parturiente, conforme seus desejos preestabelecidos. Sempre com a orientação do seu médico obstetra e com os cuidados da equipe assistencial, avaliando cada situação clínica e individualizando cada gestante, para assim considerar o mais adequado em cada situação e o mais indicado, sempre pensando no bem-estar materno e fetal.

O Seu Bebê

Assim que o bebê nasce, se estiver em condições adequadas (de acordo com a avaliação do pediatra), recomendamos o contato pele a pele precoce entre mãe e bebê e a amamentação na primeira hora de vida. Consideramos que o contato pele a pele, independentemente do seu tempo de duração, deve ser de qualidade, ou seja, mãe e bebê devem estar confortáveis, tranquilos, seguros e em um ambiente apropriado.

A Organização Mundial de Saúde recomenda fazer o clampeamento tardio do cordão umbilical, ou seja, entre 1 e 3 minutos para os bebês a termo e entre 30 e 60 segundos para os prematuros, caso o bebê esteja reativo e sem qualquer problema visível no nascimento. Ressalta-se aqui que a recomendação do pediatra é soberana nesse momento.

O atendimento pediátrico imediato (realizado pelo médico de sua escolha ou indicação de seu obstetra) após o nascimento procura verificar sinais básicos de vitalidade, avaliar reflexos, realizar exame físico básico inicial e evitar hipotermia (resfriamento do bebê). Muitas vezes, esse atendimento pode ser feito diretamente no colo da mãe, mas, algumas vezes, necessita ser feito no berço aquecido, de acordo com a orientação do pediatra assistente. Aspiração das vias aéreas superiores pode ser realizada se o pediatra julgar clinicamente necessário.

A aplicação de nitrato de prata ocular (Credé) para prevenir a oftalmia neonatal é feita logo após partos normais e cesarianas com bolsa rota, e recomendado pelo hospital mesmo em alguns casos de cesariana com bolsa íntegra. Para haver recusa do Credé, é necessário que a mãe possua cultura vaginal negativa para Clamídia e Gonococo nas últimas cinco semanas, que o pediatra assistente concorde com a não aplicação do nitrato, e que ambos os pais preencham termo de responsabilidade específico.

A Vitamina K (dose única), a fim de prevenir hemorragia neonatal, é administrada no 1º dia de vida, e a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que seja por via intramuscular. O primeiro banho do bebê pode ser dado tardiamente, a partir de 12 horas de vida, não podendo ultrapassar 24 horas de vida, ficando a critério dos pais.

Somos um hospital acreditado internacionalmente, que segue uma série de protocolos baseados em normas internacionais de segurança e na Medicina Baseada em Evidências. É de extrema importância que o hospital e os colaboradores (equipe assistencial) cumpram as rotinas preestabelecidas e sigam os protocolos institucionais, em nome do cuidado e da segurança da mãe e do bebê.

Não hesite em buscar esclarecer suas dúvidas no hospital e em pedir orientações ao seu obstetra durante o pré-natal. Estamos à disposição e esperamos acolhê-la da melhor forma neste momento único e especial.